1. Instale portas e janelas com isolamento acústico 

Essa deve ser a primeira atitude a ser tomada para conquistar a redução de ruídos em casa. Portas e janelas com isolamento acústico vão garantir o silêncio e a tranquilidade do seu lar.

Por terem camadas de vidro duplas ou triplas e uma boa vedação, elas vão garantir que os ruídos externos fiquem exatamente onde devem ficar: do lado de fora.

Esse tipo de esquadria confere, ainda, um bom conforto térmico pois, além de isolar os sons, diminui as trocas térmicas com o ambiente. Assim, em um local de paz e sossego, você e sua família vão ter uma boa noite de sono como não tinham há tempos.

2. Opte pelos revestimentos adequados

De forma a potencializar o efeito das esquadrias acústicas, procure utilizar revestimentos que filtrem o som.

Você deve priorizar materiais que o absorvam e não facilitem sua propagação, como a madeira maciça. Utilize-a nos pontos onde o som vaza mais: em paredes voltadas para a rua ou que sejam compartilhadas com o imóvel ao lado.

Já para evitar o incômodo dos sons de passos do andar de cima, você pode optar por revestir o teto com um forro acústico.

3. Invista na decoração

Pode não parecer, mas a decoração certa contribui muito para a redução de ruídos em casas. Alguns materiais ajudam nesse processo e ainda te possibilitam redecorar a casa. Assim, seu lar fica mais bonito, e você ainda foge da poluição sonora.

Cortinas

Cortinas mais leves — como as feitas de seda ou voal — ou mesmo persianas não são boas isolantes e deixam os ruídos passar com facilidade. Escolha materiais mais pesados, que vão agir como uma barreira contra esse incômodo.

O blackout é uma boa solução para isso. Mas, se você se preocupa com a aparência dele na ornamentação dos cômodos, pode instalá-lo entre a janela e a cortina de sua preferência. Dessa forma, você garante que o tecido visível será o que combina com a decoração, mas sem deixar de criar uma barreira antirruídos.

Pisos

Pisos como porcelanato e cerâmicas facilitam a propagação do som. Eles podem ser substituídos por outros em vinil, laminados — com mantas acústicas — ou mesmo por pisos suspensos.

Outra solução, que evita uma intervenção maior no imóvel, é o uso de carpetes ou tapetes. Por serem materiais mais macios, eles ajudam a reduzir os ruídos.

Paredes

Nossa última sugestão de decoração para diminuir o barulho é cobrir as paredes.

Papéis de parede e revestimentos em tecido, além de darem um charme novo ao ambiente, deixam-nos menos ruidosos. Da mesma forma, você pode optar por utilizar quadros feitos em tela, pois esse material também contribui para o isolamento acústico.

Se você anda sofrendo com os sons externos indesejados, não deixe de aplicar essas dicas em sua residência. Pode ter certeza de que, com elas, seu lar vai ficar muito mais silencioso.

Tem outras dicas para ajudar na redução de ruídos em casas? Conte para nós nos comentários e ajude outras pessoas a se livrarem desse problema!

Veja também: